Será que a Funai será finalmente inundada pelo mar de lama do Planalto?

Será a Funai finalmente inundada pelo mar de lama do Planalto?

Agronegociante nas aldeias

 

Estive recentemente em Brasília e fiquei sabendo da existência de uma trama, urdida por diretores da Funai, para desestabilizar o atual presidente e colocar em seu lugar um dos seus aliados. O grupo seria ligado ao agronegócio no congresso e sua meta seria, a menos de um ano das eleições, possibilitar o arrendamento de terras indígenas para plantios intensivos e criação de gado. Estariam aliciando indígenas para este jogo de poder.

Senti  um cheiro forte de lama no ar

A Funai é um dos poucos órgãos governamentais que permanece limpa de escândalos envolvendo orçamentos e patrimônios indígenas. Ela possui uma forte âncora ético-humanista inaugurada por Rondon e evoluída por seus seguidores  e ainda hoje merece a confiança dos povos indígenas, que sempre lutam pela sua manutenção. Também as organizações da sociedade civil, atualmente, manifestam-se favoráveis à manutenção do órgão.

Até o momento, que eu saiba, não há nada que desabone a conduta do atual presidente, o general Franklinberg Farias. Ao contrário, ouvi de líderes indígenas e funcionários, que ele é dado ao diálogo e respeita as posições indígenas.

Será que a Funai será finalmente inundada pelo mar de lama do Planalto?

compartilhe

De Longe Toda Serra é Azul – Memórias de um Indigenista

Posted in Cidadania, Indigenismo, povos indigenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.